6ª Pesquisa Setorial Latitude

A Fundação Getulio Vargas realizou a 6ª Pesquisa Setorial Latitude, projeto de promoção internacional do setor brasileiro de arte contemporânea, resultado da parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex – Brasil).

 

O estudo é fruto de uma pesquisa quantitativa feita com 45 galerias de arte em 2018, associadas à Abact. O resultado foi uma análise de gestão, de governança, da relação das galerias com os artistas e do desempenho financeiro do setor.

 

Constatou-se que:

Apesar da crise econômica, 85% das galerias pesquisadas relataram aumento ou nenhuma mudança do quadro de colaboradores permanentes e funcionários;
O volume de negócios aumentou para 49% das galerias;
63% das galerias registraram lucro nas feiras nacionais e 41% tiveram lucro nas feiras internacionais que participaram;
 64% das vendas reportadas foram feitas para colecionadores brasileiros e 29% para coleções internacionais privadas ou de propriedade de empresa.

 

Para acessar a pesquisa, clique aqui.

 

Além dessa pesquisa, fez parte do projeto um amplo levantamento de dados sobre o Setor de Arte Contemporânea, um benchmarking internacional com galerias selecionadas e uma proposta de Planejamento Estratégico para o período 2019-2022 para o mesmo setor.