Rumo a uma Transição Justa: uma oportunidade para Minas Gerais

  • Eventos

Respondendo a uma demanda direta do Cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Sr. Klaus Zillikens, a FGV Europe está promovendo a iniciativa de cooperação bilateral Alemanha-Brasil "Rumo a uma Transição Justa: uma oportunidade para Minas Gerais”.

O projeto é uma continuação do acordo de cooperação assinado em 2016 para a organização da conferência “Desastres Ambientais: Experiências Nacionais e Internacionais” que foi realizado em setembro de 2017 no Rio de Janeiro, em parceria com o Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro e financiado pelo Ministério das Relações Exteriores.

O objetivo da nova iniciativa bilateral "Rumo a uma Transição Justa: uma oportunidade para Minas Gerais” é trazer experiências da Alemanha e de outros países Europeus para colaborar na implementação de um novo modelo de desenvolvimento econômico para as regiões de mineração de Minas Gerais, atualmente em declínio.

Essa iniciativa, além do apoio financeiro do governo alemão, conta com o suporte do Governo de Minas Gerais.

A iniciativa é composta por duas etapas:

Evento bilateral, de dois dias, composto por uma conferência e um workshop;
Elaboração de Estudos e Projetos, envolvendo os stakeholders brasileiros e alemães, visando a implementação de ações que promovam uma "transição justa" nas regiões de mineração de Minas Gerais no médio e longo prazo.

Em dezembro de 2019, foi assinado o contrato sobre a primeira etapa: a conferência e o workshop, marcados em princípio para os dias 18 e 19 de março de 2020 em Belo Horizonte, com financiamento do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Cntudo com o decreto de pandemia global pelo COVID-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro acharam prudente adiar o evento para uma data futura .

A Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro seguirão monitorando a evolução da situação e, assim que houver informações sobre adequadas condições de segurança sanitária, comunicaremos a nova data deste importante evento.