FGV Projetos prevê movimentação de R$18 bi com turismo doméstico em feriados

  • Turismo

Em parceria com o Ministério do Turismo, a FGV Projetos realiza variados estudos de impacto econômico, competitividade e estratégia para fomento do setor de viagens. Para o ano de 2015, espera-se que a movimentação econômica de visitantes nacionais em seis principais feriados do ano alcancem R$18 Bilhões, resultantes de mais de 10 milhões de viagens. Para o calculo, foram consideradas seis datas: Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (4 de junho), Independência (7 de setembro), Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro). Todos esses feriados caem na quinta, sexta, segunda ou terça-feira.

O turismo Brasileiro segue tendência mundial e se caracteriza prioritariamente pelas viagens domésticas, principalmente por deslocamento rodoviário. Neste dado inclui-se os visitantes que se deslocam em busca de novas experiências e turistas recorrentes ou de Segunda Residência. A maior parte das viagens do Brasil são por motivo de lazer, com foco, principalmente, produtos de Sol e Praia, Ecoturismo e Culturais.

A avaliação vai de encontro à tendência de se avaliar negativamente o impacto econômico dos feriados e oferece argumento para justificar a cooperação do turismo com a arrecadação de Estados e Municípios (principalmente os de menos porte), gerando empregos e promovendo integração social e cultural. Segundo o André Coelho, Especialista em Turismo da FGV Projetos, estudos deste tipo “oferecem insumos para os gestores públicos e privados do setor se prepararem para atuar estrategicamente na promoção de seus destinos turísticos e na capacitação para oferecer melhores serviços.”