Conferência sobre Ensino Superior na América Latina

No último dia 28, aconteceu no MAM, em São Paulo, a Conferência sobre Ensino Superior na América Latina, realizada pela PROPARCO, órgão da Agence Française pour le Développement (AFD). A FGV Projetos participou como knowledge partner do evento, cujo foco foi debater a função do setor privado na melhoria da qualidade, do acesso e da empregabilidade no contexto do Ensino Superior na América Latina.

A conferência foi organizada em dois painéis, sendo o primeiro dedicado ao desafio da ampliação do acesso a uma Educação Superior de qualidade na América Latina, e o segundo ao vínculo entre Educação Superior e empregabilidade, mais especificamente com a criação de meios que estimulem os jovens latino-americanos a desenvolverem as capacidades demandadas pelo mercado de trabalho, contribuindo para a sua empregabilidade em longo prazo.

Este segundo debate contou com palestra e moderação do coordenador de projetos da FGV Projetos Dr. Luis Fernando Rigato, oferecendo um panorama das principais tendências da Educação Superior na América Latina e no Brasil nas últimas décadas, e da importância de facilitar a transição dos jovens entre as instituições de ensino e o mercado de trabalho.

Segundo Rigato, existem na literatura econômica diversos estudos apontando que países com maior nível educacional experimentam maiores taxas de crescimento econômico, assim como maiores retornos associados à Educação Superior. Desta forma, observa-se na América Latina um processo de massificação do Ensino Superior, graças ao aumento do investimento público e à crescente participação privada nas últimas décadas. Nesse contexto, insere-se o desafio da empregabilidade, isto é: a correspondência entre as capacidades profissionais e técnicas desenvolvidas nas instituições de Ensino Superior e aquelas necessárias para a inserção do jovem latino-americano em um mercado de trabalho em constante transformação.

Outras visões específicas sobre o desafio da empregabilidade foram oferecidas por Eduardo de Oliveira Superintendente Educacional do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Dionísio João Parise da Gerência de Alianças Estratégicas do SENAI, Padre Luis Fernando Múnera Professor da Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia) e João Ricardo de Siqueira Cavalcanti Diretor de Recursos Humanos da Lafarge (Brasil), completando o segundo painel de discussões.