CIDADANIA INTELIGENTE PARA A INOVAÇÃO URBANA

Frank Kresin, especialista em inovação urbana e diretor de pesquisa da Waag Society, instituto para a arte, ciência e tecnologia baseado em Amsterdã, sugere que, para que se tenha cidades inteligentes, são necessários cidadãos inteligentes. De acordo com Kresin, os cidadãos precisam estar envolvidos no processo de tornar a cidade inteligente, utilizando as tecnologias disponíveis para se conectar e compartilhar ideias e recursos. Cidadãos engajados e que fomentem a inovação social são ainda mais importantes do que o uso de altos recursos tecnológicos na construção de cidades inteligentes, uma vez que a tecnologia por si só não resolve problemas políticos.

Hoje já existem iniciativas ao redor do mundo para moldar cidadãos mais inteligentes. Os Fablabs e Maker Spaces, por exemplo, oferecem um espaço para criação de objetos com tecnologias de ponta. Já os Code Clubs e Fabschools se apresentam como locais onde adultos e crianças aprendem a programar. Há, ainda, plataformas de compartilhamento de conhecimento como a Peerby, que ajuda pessoas a simplificar suas vidas e viver com menos, assim como os Repair Cafés e grupos de urban farming que tornam as cidades cada vez mais resilientes. 

Segundo o manifesto escrito por Kresin para o cidadão inteligente  (“A Manifesto for Smart Citizens”), é preciso:

- Tomar responsabilidade pelo local onde vive e trabalha;

- Dar mais valor ao acesso ao invés de propriedade, á contribuição ao invés do poder;

- Pedir mais perdão e menos permissão;

- Procurar saber onde podem conseguir as ferramentas, o saber, e o suporte que precisam;

- Fomentar a empatia, o diálogo, a confiança;

- Apropriar-se da tecnologia e encontrar novas possibilidades para ela, ao invés de aceitá-la diretamente como lhe é oferecida;

- Ajudar as pessoas que trabalham com “coisas inteligentes”;

- Fazer perguntas, e então ainda mais perguntas, antes que tenham resposta;

- Trabalhar de maneira ágil, fazer protótipos o quanto antes, testar rapidamente e saber quando recomeçar tudo de novo;

- Não parar, ainda que se enfrente grandes barreiras;

- Compartilhar seu conhecimento e seus aprendizados sem limitações, porque é daí que surge verdadeiro valor para a sociedade.

Saiba mais sobre cidadania inteligente e sobre a Waag Society com Frank Kresin na UrbanTec Brasil 2015—Soluções inteligentes para cidades melhores, a conferência que reunirá, durante dois dias, especialistas internacionais para discutir o temas de inovação urbana. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Garanta a sua.

  Inscreva-se.

 

 compartilhe!