10 Estratégias para a Inovação Urbana: Comunidades de Inovação

Este artigo é o segundo da série "10 Estratégias para a Inovaçaõ Urbana". Acompanhe também nossas próximas publicações. 

A construção de um ambiente de estímulo à inovação requer, antes de tudo, o desenvolvimento de políticas voltadas à construção de uma comunidade de inovação. Para tanto, são necessárias políticas de fomento ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas que sustentam o movimento bottom up, bem como políticas fiscais que incentivem empresas e instituições de grande porte à criação de centros de pesquisa, polos de tecnologia e Urban Labs. O Programa Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Cidade de Campinas, e a Waag Society em Amsterdã são exemplos deste tipo de investimento.

Aliando arte, ciência e tecnologia, a Waag Society desenvolve e pesquisa tecnologias abertas, justas e inclusivas para a inovação social, focadas nas necessidades dos cidadãos. Pioneira na área de mídias digitais e atuando a mais de vinte anos, a sociedade envolve artistas, cientistas, e empreendedores na exploração de tecnologias emergentes e na criação de sistemas e serviços verdadeiramente úteis e otimizados.  A sociedade é organizadora, por exemplo, do Smart Citizens Lab, onde são investigadas ferramentas e aplicações para mapear as condições da cidade. O laboratório reúne cidadãos, cientistas e designers para pesquisar e propor soluções invocadoras para questões como a qualidade do ar, condições da água de banho e poluição sonora. Também se destacam projetos como o “Classroom of the future”, que, em parceria com duas escolas, procura introduzir brinquedos tecnológicos educativos no currículo escolar dos Países-Baixos; o “CodePower”, um programa de cursos de programação para todas as faixas etárias, e ainda o “Textile and Clothing Business Labs (TCBL)” um grupo de pesquisa que investiga como o setor de vestuário pode se beneficiar de novas tecnologias, processos, e modelos de negócios.

Frank Kresin, diretor de pesquisa da Waag Society e especialista em Inteligência Artificial e desenvolvimento urbano, será palestrante da Urban Tec Brasil 2015—Soluções inteligentes para cidades melhores, uma conferência que reunirá, durante dois dias, especialistas internacionais para discutir temas de inovação urbana. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Garanta a sua. 

Inscreva-se

 

 compartilhe!