10 Estratégias para Cidades mais Inteligentes: Participação do Cidadão

Este artigo é o quinto da série "10 Estratégias para Cidades mais Inteligentes". Acompanhe também nossas próximas publicações.

O envolvimento ativo do cidadão na gestão da Smart City é de importância estratégica para garantir seu compromisso com a transformação e aproveitar seu conhecimento do contexto local .  A criação de uma política de dados abertos, já existente em várias cidades do mundo, entre elas, Porto Alegre, é uma peça-chave neste contexto. A disponibilização de dados sobre serviços públicos e processos urbanos não só cria um ambiente de transparência, mas também  permite ao cidadão criar estratégias e ferramentas inteligentes. Um grupo que merece a atenção especial neste contexto é a chamada Net Generation, que nasce com uma tecnóloga e pode se tornar o maior colaborador e beneficiário da Smart City. Outras iniciativas de sucesso que estimulam a participação do cidadão na gestão urbana são plataformas de crowdsourcing, ouvidorias online e a co-criação de serviços digitais, como aplicativos.

No espírito de participação e no âmbito da conferência internacional sobre mobilidade, segurança, e Smart Cities, "UrbanTec Brasil—Soluções inteligentes para cidades melhores", a Fundação Getulio Vargas e a Koelnmesse estão lançando um diálogo virtual sobre cidades inteligentes no a conta do twitter @UrbantecFGV. Junte-se a essa conversa, lançando questões, fotos ou dúvidas em torno da pergunta “Como tornar sua cidade mais inteligente?” – não esqueça de sempre incluir a hashtag #CIDADESMAISINTELIGENTES. As melhores fotos serão transmitidas no dia do evento, e os comentários ou dúvidas mais relevantes serão abordados pelos palestrantes, experts e pesquisadores do mundo inteiro. 

A conferência UrbanTec Brasil 2015 será realizada nos dias 1 e 2 de outubro no Rio de Janeiro. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas. Garanta a sua. Inscreva-se

Colabore deixando seu palpite sobre o que pode tornar sua cidade mais inteligente.

Deixe seu tweet!