Lançamento do Estudo Econômico da OCDE 2013: Brasil

23 out

No dia 23 de outubro, a FGV Projetos e a Organização de Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizaram o lançamento do Estudo Econômico da OCDE 2013: Brasil – Impulsionando a Produtividade e Aprimorando a Distribuição de Renda. O evento teve como foco analisar os avanços e desafios econômicos para o Brasil sob a ótica da OCDE, incluindo recomendações de políticas. Entre os tópicos abordados no debate, destacaram-se a política macroeconômica, o aumento da produtividade e da competitividade das empresas brasileiras, a distribuição de renda e as políticas sociais.

Além do estudo, o evento marcou também o lançamento do Better Life Index Brasil (BLI). Trata-se de uma primeira iniciativa para medir o bem-estar com base em uma metodologia que avalia 11 quesitos (moradia, renda, segurança, empregos, comunidade, educação, meio ambiente, engajamento cívico, saúde, satisfação pessoal, segurança e equilíbrio vida-trabalho), com duas dimensões transversais, sustentabilidade x desigualdade. O BLI foi lançado pela OCDE em 2011 e já existe em países como Noruega, Suíça, Dinamarca, Estados Unidos, Reino Unido entre outros.

Estiveram presentes como palestrantes o Secretário da Fazenda de São Paulo Andrea Calabi, o Diretor da FGV Projetos Cesar Cunha Campos, o Diretor da Escola de Economia de São Paulo (EESP/FGV) Yoshiaki Nakano, o Diretor de Relações Públicas e Comunicações da OCDE Anthony Gooch, e o Vice-chefe de Gabinete do Secretário Geral da OCDE Luiz de Mello. Na plateia estavam presentes empresários e economistas.

A FGV e a OCDE trabalham em parceria há 4 anos em publicações sobre diversos temas, como biocombustíveis e etanol, e em eventos relacionados a economia, meio ambiente, políticas públicas e sociedade.

Confira todas as fotos do evento aqui