Debatendo a Reforma Tributária: Equidade, Inovação e Competitividade

10 set

A FGV Projetos realizou, no dia 10 de setembro, no auditório da Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, o seminário “Perspectivas sobre a Reforma Tributária”, com o apoio do Sebrae Nacional e da Comissão Especial de Reforma Tributária da Câmara dos Deputados.

Na ocasião, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, defendeu a manutenção do Simples Nacional, regime especial de recolhimento de impostos para micro e pequenas empresas, e afirmou também que o Simples serve de modelo para a reforma tributária, com a concentração da arrecadação em uma única alíquota, em somente uma guia, e com a distribuição automática para estados e municípios.

Na ocasião, foi lançada uma edição da publicação Cadernos FGV Projetos, especialmente dedicada ao tema. “Reforma Tributária: debates e reflexões” traz uma entrevista com o ex-auditor da Receita Federal, José Roberto Cunha, depoimento do deputado federal Luiz Carlos Hauly e artigos do secretário do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, Mansueto de Almeida, e do pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, José Roberto Afonso. A publicação reúne diferentes visões sobre os possíveis caminhos para uma reforma tributária, apresentando os principais desafios a serem enfrentados e as mudanças que podem ser feitas no atual sistema tributário brasileiro.

O público do evento foi composto, em sua maioria, por autoridades, especialistas e estudantes.

Para conferir o programa, clique aqui.

Para acessar o conteúdo das apresentações, acesse:

Para assistir ao vídeo do evento, clique aqui.