Soluções de tecnologia e inteligência a favor da mobilidade urbana

Palestrante na UrbanTec Brasil, o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR) Lélis Marcos Teixeira, escreveu para O Globo nesta semana sobre os avanços realizados nos transportes públicos no que concerne a segurança dos passageiros. Teixeira salientou medidas inteligentes, que fazem uso da tecnologia e de parcerias com o poder público para melhorar os indicadores nessa questão.

Ainda no artigo, o presidente da FETRANSPOR destacou a importância das Parcerias-Públicas Privadas (PPPs) na construção de cidades mais inteligentes e falou sobre o Sistema de Atendimento de Frota em Emergência (Safe), lançado pela própria FETRANSPOR. O Safe funciona como um banco de dados digital construído em parceria com o Dique-Denúncia, de forma a tornar mais ágil o trabalho de prevenção e investigação de crimes no Rio de Janeiro.

Implementado há cinco anos no Rio de Janeiro, o sistema de bilhetagem eletrônica também  salientado como medida facilitadora do transporte e fator de segurança, uma vez que reduz as transações em dinheiro nos veículos. Ainda nesse sentido, a compra e instalação de câmeras auxiliam investigações policiais e a identificação de criminosos.

Teixeira lembrou que tecnologia e inteligência andam lado a lado para chegarmos aonde queremos. Assista Lélis Marcos Teixeira e outros experts do mundo inteiro debaterem sobre mobilidade, segurança, e Smart Cities na "UrbanTec Brasil—Soluções inteligentes para cidades melhores", uma conferência internacional a ser realizada nos dias 1 e 2 de outubro no Rio de Janeiro. 

Inscreva-se

 compartilhe!