FGV traz da Alemanha conferência de soluções inovadoras para cidades do Brasil

  • Cidades Inteligentes
  • Mobilidade Urbana

Em 2015, a Fundação Getulio Vargas trará ao país, pela primeira vez, a UrbanTec – conferência internacional que reúne os maiores especialistas em Cidades Inteligentes (Smart Cities) a fim de debater soluções e estratégias inovadoras para o desenvolvimento urbano sustentável no Brasil. A parceria foi firmada na última semana entre o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, e o presidente e CEO da Koelnmesse GmbH, empresa alemã corresponsável pela realização do encontro, Gerald Böse.

A FGV Projetos será a responsável pela operacionalização do evento, que terá apoio do governo alemão. O diretor da unidade, Cesar Cunha Campos, e o cônsul-geral da Alemanha, Harald Klein, também estiveram presentes na reunião que selou a parceria.

A UrbanTec será realizada nos dias 1 e 2 de outubro de 2015, no Rio de Janeiro, com especialistas, gestores públicos, acadêmicos, empresários e executivos, que vão debater conhecimentos, soluções e tecnologias para cidades mais inteligentes. Organizada em diversos painéis, a conferência abordará temas relacionados ao desenvolvimento territorial, com foco em mobilidade e transporte urbano.

A primeira UrbanTec foi realizada em 2012 na cidade de Colônia, na Alemanha. Em 2013 ocorreu o primeiro evento satélite em Beijing, na China, para 500 participantes de dez países. Em 2014, a conferência atraiu 800 pessoas na China e, em 2015, a previsão é que a conferência reúna até 1500 pessoas no Rio de Janeiro.

“Estamos muito felizes por ter encontrado um excelente parceiro para a UrbanTec Brasil – a Fundação Getulio Vargas, que é o think tank mais conhecido da América Latina. A FGV é uma pioneira na área de urbanização e exerce muita influência neste campo”, disse Gerald Böse.