10 Estratégias para a inovação urbana: Branding

Este artigo é o primeiro da série "10 Estratégias para a Inovaçaõ Urbana". Acompanhe também nossas próximas publicações. 

Diante da crescente competição de cidades por recursos econômicos e humanos, o desenvolvimento de estratégias é primordial para atrair talentos e investimentos, e ganhar o apoio da população local para a transformação urbana. Nesse sentido, Barcelona, na Espanha, está se promovendo como “cidade das pessoas” (people city), enquanto Zaragoza, no mesmo país, está investindo na sua transformação para uma “cidade de código aberto” (open source city). Para fortalecer a marca e coordenar ideias e recursos, a criação de um escritório central para iniciativas e projetos Smart City—físico ou online—é fundamental. Exemplos de sucesso internacionais incluem o Office of New Urban Mechanics, da cidade americana de Boston e a plataforma de Amsterdã Amsterdam Smart City (www.amsterdamsmartcity.com).

O Rio de Janeiro, também conta com duas iniciativas que contribuem para seu posicionamento como  “Smart City”. Uma delas é o Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR). Inaugurado em 31 de dezembro de 2010, na Cidade Nova, o Centro de Operações Rio integra 30 órgãos que monitoram, 24 horas por dia, o cotidiano da cidade, alavancando tecnologia para integrar todas as etapas de gerenciamento de crises urbanas, desde a antecipação, redução e preparação, até a resposta imediata às ocorrências, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.

A prefeitura do Rio de Janeiro conta ainda com o Pensa--Sala de Idéias, referido como a “Tropa de Elite para Big Data”2. O grupo, coordenado por Pablo Cerdeira, conta com uma equipe de sete especialistas que propõem e testam hipóteses para a melhoria da cidade. No Pensa são também desenvolvidas, em conjunto com os demais órgãos da prefeitura, ideias inovadoras que possam ser aplicadas em curto prazo e que tragam benefício ao maio número possível de cidadãos. O grupo já se debruçou em questões como prevenção de alagamentos e planejamento de mobilidade urbana em ocasiões de grandes festas, como o Reveillon e a Copa do Mundo. Atualmente, o Pensa está focado em questões ligadas à mobilidade urbana, analisando regiões mais engarrafadas e os prejuízos causados pelo excesso de trânsito. Saiba mais sobre os projetos do grupo na UrbanTec Brasil 2015.

Pablo Cerdeira, coordenador da equipe e  professor da FGV Rio e mestrando em Matemática Aplicada, será um dos palestrantes convidados para debater sobre Smart Sities com outros especialistas do mundo inteiro. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Garanta a sua.

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Referências

1. http://amsterdamsmartcity.com

2. http://vejario.abril.com.br/materia/cidade/rio-tem-tropa-elite-big-data/