10 Estratégias para Cidades mais Inteligentes: Liderança e Governança Colaborativa

 

Este artigo é o quarto da série "10 Estratégias para Cidades mais Inteligentes". Acompanhe também nossas próximas publicações.

A geração da inovação urbana, rumo à Smart City, requer um estilo de liderança focado em desenvolver ferramentas que estimulam a interoperabilidade dentro e além dos domínios e sistemas da cidade. Para tal, é primordial desenvolver uma plataforma de governança colaborativa que estimule a integração top-down, com como entre órgãos  e as esferas governamentais, assim transcendendo o partidarismo político e a fragmentação setorial e organizacional. A prefeitura de São Francisco, por exemplo, estimula a colaboração entre funcionários governamentais, planejadores, programadores, designers e artistas da cidade por meio de eventos inovadores, como o "Summer of Smart", uma experiência intensiva de três meses em inovação urbana

Organizações não governamentais também podem assumir esse papel. Esse é o caso da UN Habitat, o programa das Nações Unidas que trabalha para o desenvolvimento de um futuro urbano melhor. O órgão desenvolve projetos internacionalmente com a missão de promover povoações sustentáveis, tanto no âmbito social quanto ambiental, assim como  de conseguir abrigo adequado para todos.  A participação e colaboração é um dos fios condutores de suas iniciativas, como é evidenciado, por exemplo, em seu Participatory Slum Upgrading Programme (PSUP), que, desde o lançamento em 2008 já se instalou em 38 países e 160 cidades, provendo  uma estrutura necessária para melhorar as vidas de 2 milhões de habitantes de favelas.   Em termos práticos, o programa age inserindo as favelas nos mapas “urbanos”, e encoraja as mudanças necessárias de políticas públicas, a alocação de fundos, e parcerias multi-stakeholders para a melhoria das condições de vida dos habitantes. Assim, PSP empodera atores urbanos chave para contribuir para a erradicação incremental da pobreza.

A UrbanTec Brasil 2015 terá o prazer de receber Cid Blanco, arquiteto e planejador urbano, que hoje trabalha como assessor da UN-Habitat para a região da América Latina e Caribe.  Venha assistir Cid Blanco e outros experts do mundo inteiro debaterem sobre mobilidade, segurança, e Smart Cities na "UrbanTec Brasil—Soluções inteligentes para cidades melhores", uma conferência internacional a ser realizada nos dias 1 e 2 de outubro no Rio de Janeiro. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas. Garanta a sua.

Inscreva-se

 

 compartilhe!