Seminário: Inovações em práticas, gestão e políticas educacionais

14 ago

O Seminário Inovações em Práticas, Gestão e Políticas Educacionais foi realizado no dia 14 de agosto, pela FGV Projetos, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O evento, que aconteceu no auditório da Capes, em Brasília, teve o objetivo de levantar o debate acerca de mudanças positivas na agenda da educação, tomando como exemplo e inspiração experiências bem sucedidas empreendidas no Brasil e em outros lugares do mundo.

Após a plenária de abertura, com José Henrique Paim (Ministro da Educação), Jorge Almeida Guimarães (presidente da Capes) e Carlos Ivan Simonsen Leal (presidente da FGV), foram realizados painéis dedicados a temas como "Inovações na educação: qualidade, retenção, acesso, e tecnologia”; “Práticas de Incentivos, Escolas Livres e o papel da iniciativa privada”; “Educação virtual”; “Qualidade no ensino básico”; “Acesso e retenção no ensino superior”; e “Recrutamento, formação e avaliação de professores e gestores escolares”.

Entre os palestrantes estão autoridades como Paulo Speller (secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação), Maria Beatriz Luce (secretária de Educação Básica do Ministério da Educação) e Alvaro Prata (Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). Também estiveram presentes representantes das organizações apoiadoras e especialistas da FGV e de instituições internacionais, como Romeu Caputo (presidente do FNDE); Stavros Xanthopoylos (vice-diretor do IDE/FGV); Antonio Freitas (pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da FGV); Fernando Blumenschein (coordenador de projetos da FGV Projetos); Mila Molina (gerente de projetos da Fundação Lemann); Flávia Goulart (gerente de projetos da Fundação Lemann); Fernando Veloso (IBRE/FGV); Aloisio Araujo (EPGE/FGV); Eric Bettinger (Universidade de Stanford), Brian Jacob (Universidade de Michigan), Susan Dynarski (Universidade de Michigan); Gustavo Bobonis (Universidade de Toronto); Claudio Ferraz (PUC-Rio) e Cynthia Paes de Carvalho (PUC-Rio).

O público do seminário foi formado por gestores e tomadores de decisão das políticas públicas relacionadas à educação; técnicos dos órgãos públicos ligados ao tema (em especial MEC e MCTI); gestores de instituições privadas, fundações e demais organizações não governamentais.

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