Lançamento da 2ª edição da obra "Direito Privado: Teoria e Prática" | Ministro Luis Felipe Salomão

Lançamento em São Paulo
29 ago

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão realizou, em agosto, três eventos de lançamento da segunda edição de seu livro “Direito Privado Teoria e Prática”, com o apoio da FGV Projetos e da Editora Forense.

O primeiro evento aconteceu dia 18 de agosto, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e contou com uma palestra sobre “Arbitragem e mediação”, da qual participaram o desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP), José Horácio Halfeld Ribeiro, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), José Rogério Cruz e Tucci, diretor de Direito da USP, Marcos Paulo de Almeida Salles, professor da USP, e Roberto Rosas, professor da Universidade de Brasília. Na plateia, estiveram presentes autoridades como Fábio Prieto, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, e o desembargador Artur Marques da Silva Filho, presidente da Seção de Direito Privado do TJSP.

No Rio de Janeiro, dia 25 de agosto, o lançamento ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ), e contou com a presença de autoridades como os ministros do STJ Jorge Mussi, Benedito Gonçalves e Marco Aurélio Bellizze, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luiz Fux, e a presidente do TJRJ Leila Mariano.

Já em Belo Horizonte, no dia 29 de agosto, o lançamento no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) foi iniciado por uma apresentação do desembargador Pedro Carlos Bittencourt Marcondes, presidente do TJMG. Na mesma ocasião, o ministro Salomão fez uma palestra com o tema “Breves Aspectos do Direito Consumidor e a Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça”, seguida de debate com Luís Cláudio Chaves, presidente da OAB/MG, Rodolfo Viana Pereira e Juliana Cordeiro de Faria, professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Após o debate, o desembargador Edgard Penna Amorim fez uma apresentação sobre o livro.

O livro

Com mais de 20 anos de atuação no campo do direito privado, o Ministro Luis Felipe Salomão utiliza sua experiência para analisar a base teórica dos principais conceitos da jurisprudência, de modo a facilitar a compreensão do tema. No livro, ganham destaque o direito bancário, o Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade civil, o direito de família e a propriedade intelectual. Para a segunda edição, o ministro escreveu dois capítulos inéditos sobre posse e propriedade e danos morais e atualizou os capítulos sobre o direito do consumidor, direito de família, entre outros.

Confira aqui as fotos do lançamento realizado em São Paulo

Confira aqui as fotos do lançamento realizado no Rio de Janeiro

Confira aqui as fotos do lançamento realizado em Belo Horizonte